Ken Bruce: 'Era hora de me desafiar em vez de esperar pelo machado'

Falando com Simon O'Hagan na revista, Ken Bruce discute seu tempo na Radio 2, sua decisão de sair e o sucesso contínuo do Popmaster.

Ken Bruce depois de apresentar seu último programa matinal na BBC Radio 2 em 3 de março de 2023

Leon Neal/Getty Images

Esta entrevista foi originalmente publicada em revista Radio Times .

Ken Bruce diz que não ouve discos. Para Bruce , por mais de 30 anos até o início do mês passado apresentador do maior programa da Rádio 2, o príncipe do Popmaster, o maestro da transmissão musical e, sem dúvida, o DJ mais querido do país, o rádio é tudo o que importa. 'Eu ouço muito rádio', explica ele.

ordem cronológica filmes x men

'Gosto de pegar minha música no rádio porque - e é por isso que o rádio é tão bom - não sei o que vem a seguir. E você ouve algo e diz, 'Oh, eu amo isso!''

A Radio 2 certamente não sabia o que viria a seguir quando, em janeiro, Bruce soltou a bomba que chocou seus milhões de ouvintes e se tornou o maior assunto da indústria. Ele estava saindo do show. Era hora de seguir em frente. A estação estaria perdendo talvez sua figura mais emblemática - o sotaque caloroso e travesso de Bruce não mais para ser ouvido entre 9h30 e 12h todos os dias da semana. O dial estava mudando, assim como as placas tectônicas da transmissão.

Aos 72 anos, Bruce está em uma idade em que muitas pessoas estariam pensando em se aposentar. Mas não. Ele começou tudo de novo na Greatest Hits - a estação que dois anos atrás roubou outro titã da Radio 2, Simon Mayo. Portanto, são mais boas notícias para Greatest Hits e mais más notícias para a Radio 2. E, como ele me conta, Bruce sai com a sensação de que a BBC não o tratou tão bem quanto poderia.

Ken Bruce

Ken Bruce.BBC

A maneira como ele fala sobre o movimento, soa quase inevitável . 'Uma das razões pelas quais fui é porque, tendo feito o programa por um longo tempo e sendo o programa de maior audiência na Europa por quatro anos, pensei: 'O que há para alcançar? O que sobrou? Que montanhas restam para escalar neste lugar em particular?' E eu pensei, 'Na verdade, não muito'. Eu não queria entrar em um declínio lento e ter pessoas olhando em volta e dizendo: 'Quando ele vai embora?' Eu queria ir em vez de ouvir isso.

Mas essa não é toda a história. Também houve frustrações. 'Eu provavelmente queria provar algumas coisas para mim mesmo, e talvez para algumas outras pessoas, sobre o meu valor na Rádio 2. Houve momentos em que senti que não era realmente notado pela própria BBC ou por alguns ouvintes. Então pensei: 'Vou fazer com que essas pessoas me apreciem.' .'

como fazer floco de neve de papel

O que o fez sentir que não estava sendo apreciado? 'Bem, isso remonta a alguns anos, mas houve momentos em que toda a publicidade era sobre outros apresentadores, pessoas que estavam fora da televisão, e eu não era mencionado. Eu era apenas uma reflexão tardia. E eu pensei, 'Bem, eu só quero fazer essas pessoas perceberem que estou fazendo um bom trabalho.' Houve uma certa quantidade de, 'Oi, estou aqui!''

chute rasteiro fifa 22

Sugiro a Bruce que ele foi dado como certo. 'Você está absolutamente correto. Mas acho que isso se aplica a qualquer um que tenha feito um bom trabalho por muito tempo em qualquer tipo de situação.'

Ele também não está muito satisfeito com o fato de a Radio 2 ter pedido que ele deixasse o programa antes que seu contrato expirasse totalmente. Seu último show foi no início de março. “Estou um pouco decepcionado com isso, devo dizer. Porque pensei que, depois de 45 anos, poderia confiar em mim para fazer a coisa certa nas próximas semanas. Mas obviamente depende deles. A escolha é deles.

Ken Bruce em seu último programa na BBC Radio 2 em março de 2023.

Ken Bruce em seu último programa na BBC Radio 2 em março de 2023.James Watkins

No Greatest Hits, onde seus cinco programas matinais durante a semana vão praticamente replicar o que ele vem fazendo na Radio 2, ele está tocando mais a música que realmente ama – os clássicos do passado – e menos a nova música que sua antiga estação incorpora em sua listas de reprodução.

“Fui criado com o rádio nos anos 70, 80 e 90. E quando você tem uma profundidade tão fantástica de música para tocar dessas décadas, é adorável poder fazer exatamente isso. Não há fim para as faixas de qualidade que você pode reproduzir. Sim, há lugar para novas músicas, mas concentrar-se nessas décadas e na qualidade dessas décadas é uma oferta adorável e um produto adorável. Estou muito feliz por fazer parte disso.'

médico adotivo

Não há nada de errado com música nova, enfatiza Bruce. 'Quero dizer, há algumas músicas novas de alta qualidade. Posso discordar do equilíbrio, da proporção de música nova em relação à música antiga. Trata-se de ouvir seu público e ouvir o que seu público deseja. Essa é uma das regras que aprendi anos e anos atrás quando comecei na rádio hospitalar. Você não entra e toca a música que você gosta, você toca a música que seu público gosta'.

Uma coisa que o público de Bruce realmente gosta é de seu questionário musical diário, Popmaster. Ele foi inteligente o suficiente para registrá-lo há 25 anos e o levou para o Greatest Hits. Qual é o seu segredo? 'Tem sucesso pela qualidade das perguntas, pela simplicidade do formato e pela grande vontade do povo britânico de compartilhar uma experiência no mesmo horário todos os dias.'

Em Greatest Hits, esse horário será 10h30, e Bruce está claramente esperando que muitos de seus antigos ouvintes da Radio 2 estejam lá para se divertir. 'A escuta de rádio é uma coisa muito arraigada', diz Bruce. “As pessoas ouvem a mesma estação por muito tempo e não é fácil reaprender a ouvir outra estação. Mas espero que um número suficiente de pessoas o faça, e se você gostou do que tenho feito na Rádio 2, venha e junte-se a mim em outro lugar.'

Visite nosso Guia de TV, Guia de Rádio e Guia de Streaming para descobrir o que está passando.