Ken Bruce na saída da BBC Radio 2: 'Vou fazer com que eles me apreciem'

Falando à revista, Ken Bruce revela mais sobre sua falada saída da BBC Radio 2.

Ken Bruce em seu último programa na BBC Radio 2 em março de 2023.

James Watkins

Ken Bruce falou mais sobre sua saída controversa da BBC Radio 2 depois de estar no comando do programa matinal durante a semana por 31 anos.

Falando com revista Radio Times para a última edição de Páscoa, o locutor veterano falou sobre a mudança da BBC para Greatest Hits e fala sobre o raciocínio por trás disso.

Ele revelou: 'Uma das razões pelas quais fui é porque, tendo feito o programa por um longo tempo e sendo o programa de maior audiência na Europa por quatro anos, pensei: 'O que há para alcançar? O que sobrou? Que montanhas restam para escalar neste lugar em particular?'

'E eu pensei, 'Na verdade não muito.' Eu não queria entrar em um declínio lento e ter pessoas olhando em volta e dizendo: 'Quando ele vai embora?' Eu queria ir ao invés de ouvir isso.

Bruce continuou: 'Eu provavelmente queria provar algumas coisas para mim mesmo, e talvez para outras pessoas, sobre meu valor na Rádio 2. Houve momentos em que senti que não era realmente notado pela própria BBC ou por alguns ouvintes. Então pensei: 'Vou fazer com que essas pessoas me apreciem'.

'E tendo feito isso para minha satisfação, senti que era hora de me desafiar um pouco, tentar algo diferente, em vez de ficar velho e esperar pelo machado.'

Ao conversar sobre o que o fazia sentir que não estava sendo apreciado, ele explicou: 'Bem, isso remonta a alguns anos, mas houve momentos em que toda a publicidade era sobre outros apresentadores, pessoas que estavam fora da televisão, e eu não fui mencionado. Eu era apenas uma reflexão tardia.

'E eu pensei, 'Bem, eu só quero fazer essas pessoas perceberem que estou fazendo um bom trabalho.' Houve uma certa quantidade de 'Oi, estou aqui!''

O último programa de Bruce foi ao ar na sexta-feira, 3 de março, semanas antes do planejado, pois ele originalmente pretendia continuar apresentando na BBC Radio 2 até o final de março.

Falando sobre sua saída precoce, ele revelou: 'Estou um pouco desapontado com isso, devo dizer. Porque pensei que, depois de 45 anos, poderia confiar em mim para fazer a coisa certa nas próximas semanas. Mas obviamente depende deles. A escolha é deles.

Na época, Bruce se referiu à sua partida precoce como uma 'vergonha'. Ao conversar no programa Today da Radio 4 na sexta-feira, 3 de março, o apresentador disse: 'É totalmente dentro do direito da BBC me pedir para me afastar um pouco mais cedo. E a licença de jardinagem é um conceito conhecido na radiodifusão e em muitas outras áreas.

'Mas por causa de 17 dias, que era tudo o que restava, eu teria terminado no dia 24 de qualquer maneira. Então parece uma pena, mas você sabe, você apenas adapta seu horário. Em vez de três semanas, é uma semana e está tudo bem.

Consulte Mais informação:

Quando abordado anteriormente para comentar a mudança da data de partida de Bruce, um porta-voz da BBC Radio 2 disse: 'Ken decidiu deixar a Radio 2 e sempre se soube que ele sairia em março.

'Retornar à Wogan House por uma semana após um mês de transmissão das sessões do Piano Room em Maida Vale proporcionou uma pausa natural. Desejamos a Ken tudo de bom para o futuro.'

Por enquanto, Bruce se juntará à Bauer's Greatest Hits Radio em abril em um novo programa no meio da manhã que irá ao ar das 10h às 13h. Vernon Kay está substituindo Bruce no slot do Rádio 2.

Seu novo programa pode parecer semelhante em formato ao programa anterior da Radio 2, mas Bruce se delicia com o fato de mostrar mais da música que ele conhece e ama.

Ele conta revista Radio Times : 'Fui criado com o rádio nos anos 70, 80 e 90. E quando você tem uma profundidade tão fantástica de música para tocar dessas décadas, é adorável poder fazer exatamente isso.

'Não há fim para as faixas de qualidade que você pode tocar. Sim, há lugar para novas músicas, mas concentrar-se nessas décadas e na qualidade dessas décadas é uma oferta adorável e um produto adorável. Estou muito feliz por fazer parte disso.'

Visite nosso Guia de TV, Guia de Rádio e Guia de Streaming para descobrir o que está passando.