Quem é Ivan Lawrence QC? O advogado de Dennis Nilsen aparece em Memórias de um Assassino da Netflix

Esta competição está encerrada

O caso do assassino em série Dennis Nilsen foi explorado muitas vezes nos últimos 35 anos, com dramas como Des e séries como Grandes Crimes e Trilhas do Século 20, dando uma olhada nos muitos crimes do assassino de Muswell Hill.

Agora a Netflix lançou uma nova luz sobre os assassinatos de Nilsen com seu novo documentário - Memórias de um assassino: as fitas de Nilsen .

Apresentando áudio de mais de 250 horas de fitas gravadas pelo serial killer, o documentário analisa como o assassinato de Nilsen passou despercebido por tanto tempo e entrevista várias figuras envolvidas no caso - incluindo o advogado de defesa de Nilsen, Ivan Lawrence QC (embora Peter Jay e Brian Masters que apareceram em Des estão faltando).

O advogado, que atuou nos casos de outros notórios criminosos britânicos, aparece no filme para falar sobre a defesa de Nilsen - mas quem é Sir Ivan Lawrence e quem ele já defendeu antes?

Leia tudo o que você precisa saber sobre Sir Ivan Lawrence QC.

Para gerenciar suas preferências de e-mail, clique aqui.

netflix no switch

Quem é Ivan Lawrence QC?

Sir Ivan Lawrence é um advogado mais conhecido por representar vários réus de alto nível em julgamentos criminais - incluindo Dennis Nilsen.

Lawrence aparece em Memories of a Murderer: The Nilsen Tapes, no qual ele diz que nunca defendeu um serial killer antes de Dennis Nilsen.

Olhando para isso do ponto de vista de uma pessoa comum, todo esse comportamento era uma loucura - não nos parecia ser discutível que o sujeito não era louco. Mas a coisa toda para mim - ele estava louco demais para ser condenado à prisão perpétua por assassinato?

Lawrence defendeu Dennis Nilsen, que foi acusado de seis acusações de homicídio e duas de tentativa de homicídio em 1983, argumentando que sofria de responsabilidade diminuída, era incapaz de formar a intenção de homicídio e, portanto, só poderia ser condenado por homicídio culposo.

No entanto, o júri considerou Nilsen culpado de todas as seis acusações de homicídio e uma de tentativa de homicídio, com o assassino em série a ser condenado à prisão perpétua.

Lawrence, que foi nomeado cavaleiro em 1992, apareceu em mais de 90 julgamentos de assassinato, enquanto sua prática o levou ao Tribunal Divisional, Tribunal de Apelação, Câmara dos Lordes e Haia, para um julgamento de crimes de guerra por assassinato em massa.

Fora de sua carreira jurídica, Lawrence tornou-se político e foi eleito MP conservador por Burton entre 1974 e 1997.

Durante seu tempo na Câmara dos Comuns, Lawrence foi o presidente do Comitê Selecionado de Assuntos Internos de 1992 a 1997, bem como da Associação Parlamentar da Commonwealth por dois anos.

Desde que deixou a política, Lawrence ingressou no 5 Pump Court Chambers e tornou-se professor visitante de direito na Universidade de Buckingham. Ele publicou suas memórias, My Life of Crime: Cases and Causes, em setembro de 2010.

Ele foi retratado por Pip Torrens (The Crown, Poldark) no drama Des.

Quem mais Ivan Lawrence QC defendeu no tribunal?

Além de Dennis Nilsen, Lawrence esteve envolvido em vários julgamentos criminais infames, incluindo o de Ronnie e Reggie Kray, que foram condenados pelo assassinato de Jack McVitie em 1969.

Ele também agiu no caso de Russell Bishop, que foi absolvido dos Assassinatos de Babes in the Wood em 1986, embora mais tarde fosse considerado culpado pelo assassinato de duas meninas em Brighton naquele mesmo ano, bem como no caso de lavagem de dinheiro de barras de ouro Brink's-Mat de 1983, onde £ 6 milhões em barras de ouro, diamantes e dinheiro foram roubados do Heathrow International Trading Estate.

Memórias de um assassino: The Nilsen Tapes chega ao Netflix em 18 de agosto. Procurando algo mais para assistir? Confira os melhores documentários da Netflix. Você também pode planejar sua exibição com nosso Guia de TV ou visitar nosso hub dedicado de Documentários para obter as últimas notícias.