Rose Ayling-Ellis não quer mais interpretar “personagens surdos”

Ayling-Ellis fez uma palestra poderosa no Edinburgh International TV Festival 2022.

Rose Ayling-Ellis participa do Virgin Media British Academy Television Awards no Royal Festival Hall
Imagens de Tristan Fewings/Getty

Ex-estrela de EastEnders A estrela Rose Ayling-Ellis criticou a representação de surdos na TV, em uma palestra poderosa proferida no Festival Internacional de TV de Edimburgo 2022.

Ayling-Ellis estava dando a Alternative MacTaggart Lecture onde ela disse que enquanto em um set ela está 'quase sempre trabalhando com scripts que são escritos por pessoas ouvintes' e que 'pode ​​ser frustrante, interpretar a percepção de uma pessoa ouvinte do que uma pessoa surda é como'.

Embora ela tenha dito que está 'agradecida' pelo papel que lhe deu 'muitas oportunidades' e que 'ser a primeira pessoa surda a interpretar um personagem regular é um grande privilégio e estava muito atrasado', ela acrescentou que os roteiros do sabão são muitas vezes 'não muito certo'.

Rose Ayling-Ellis anuncia Signs for Change
Rose Ayling-Ellis anuncia Signs for Change BBC

Ela disse que muitas vezes é escrita como estando em uma sala 'com um grande grupo de pessoas discutindo umas com as outras, seguindo tudo o que está sendo dito e até repetindo as coisas para elas'.

'Ou eles vão escrever meu personagem como alguém que lê os lábios de alguém de muito longe, como se eu tivesse um superpoder, o que não é nada realista!'

Ayling-Ellis disse que 'pediu inúmeras vezes que um consultor surdo fosse trazido para trabalhar com as equipes de redação, para ajudar a aconselhar sobre maneiras de incorporar e respeitar a cultura surda', mas devido às demandas de filmagem, 'a importância dos consultores é muitas vezes esquecido'.

Ela também disse: 'Mesmo que eu não seja paga para fazer o trabalho extra além do meu trabalho, eu tento resolver o problema no set e muitas vezes as pessoas dão muito apoio e fazem mudanças com base no meu conselho.

'Mas o problema é que ele não é adicionado ao roteiro. Então, quando se trata de edição, o editor segue o roteiro original e as alterações que eu faço são deixadas de fora do corte final. , isso acontece comigo toda semana.'

Ayling-Ellis disse que começou a ver 'pequenas mudanças' trabalhando na indústria e foi convidada para a sala dos roteiristas para garantir que as cenas fossem realistas, mas acrescenta 'não deveria ter levado dois anos repetindo minhas frustrações, usando meu tempo e energia, para chegar a um ponto em que me sinto capaz de exigir que minhas necessidades sejam atendidas'.

Ayling Ellis anunciou que estava deixando EastEnders no início deste mês , dizendo na época: 'Tem sido incrivelmente especial ser o primeiro ator surdo regular de EastEnders. Eu amei meu tempo no programa e Frankie tem sido um personagem incrível para interpretar, mas agora parece o momento certo para eu me mudar e estou animado e pronto para novos desafios.'

Um porta-voz da BBC disse radiotimes. com : “Rose entregou um MacTaggart alternativo incrivelmente poderoso e importante. Estamos comprometidos em agir e remover as barreiras enfrentadas por surdos e deficientes em todas as nossas produções.”

Se você está procurando mais para assistir, confira nosso guia de TV .

Inscreva-se agora e obtenha as próximas 12 edições por apenas £1. Para saber mais sobre as maiores estrelas da TV, ouça o Podcast Radio Times com Jane Garvey.