Recapitulação do episódio 7 da série 4 de Poldark: Ross de Aidan Turner se arrisca em um duelo com Monk Adderley

Caramba. Poldark sempre tem o hábito de aumentar a aposta pouco antes do final e no penúltimo episódio marcante nós temos uma cena de sexo Ross / Demelza muito explícita, um duelo, uma súbita rachadura relacionada à paternidade no casamento George / Elizabeth e um confronto entre Morwenna e Drake.

• Gary MATOU em confronto com Rick em Coronation Street?
  • Onde você já viu Aggie Bailey da Coronation Street antes
  • Descubra o que mais a mãe de Tyler, Vicky, da Coronation Street, esteve

Primeiro no duelo. Tudo começou com a tentativa de sedução de Demelza pelo imprudente Monk Adderley e acabou no Hyde Park com o herói de Aidan Turner e o Monk Man caminhando 14 passos um do outro e atirando.

O Monge acertou uma bala (de mosquete) na virilha. Foi um toque adequado de Winston Graham de Poldark, e não algo que a roteirista Debbie Horsfield iria desperdiçar.

Monk acabou descobrindo. Ross machucou o braço e conseguiu escapar, a suspeita de crime agora se apegando a ele como a névoa que se ergueu naquela fatídica manhã de outono no Hyde Park.

Foi um confronto tenso e emocionante - ambas as partes poderiam ter parado depois que o primeiro tiro errou, mas Monk (um nome bastante inapropriado para alguém tão depravado, notou Demelza) decidiu continuar. Era como se ele desejasse morrer, algo que o ator Max Bennett não disfarçou em sua performance deliciosamente exagerada.

Mas foi sua sedução por Demelza que realmente me fez rir. Ele era um idiota ridículo, o velho Monk, com sua aparência assustadora, lambendo os dedos no bufê enquanto falava a ela sobre como há duas coisas que eu mais gosto, brigar e fazer amor. Ele me lembrou um pouco da suíça Toni, personagem do programa Fast Show de Charlie Higson, para quem tudo na vida era para ser comparado a fazer amor com uma linda mulher.

Ela é filha de um mineiro, Ross disse à namorada de Monk, Andrômeda, o que significa que ela pode se virar sozinha - e ele está certo nisso. O Demelza que vimos nas últimas semanas teria dito a Monk onde descer, sem problemas. Exceto que ela não fez desta vez.

O que me deixou pensando: não seria seu relacionamento renovado com Ross (veja a cena de sexo suave abaixo) - e sua consciência do impacto da infidelidade após Hugh-gate - ser motivo para Demelza ser mais decidida em face desse pervertido, ao invés de permitir uma situação que se transformou em um duelo? Parecia implausível para a manipulação de Adderley ter tal impacto sobre os Poldarks - um dispositivo de trama desajeitado necessário para permitir o grande drama de pederneiras sendo disparadas.

De qualquer forma, estou feliz que Monk tenha ido. Essa história parecia um pouco velha depois da segunda série de tentativas de sedução de Demelza pelo Capitão McNeil (lembra dele?) E um sinal de que esse show poderia, possivelmente, estar começando a se repetir.

E embora Ross possa ter vencido o duelo, será que ele realmente teria jogado fora sua vida, tornando seus filhos órfãos, pelo idiota do Adderley? Ele é cabeça quente, nosso Ross, mas isso o estava forçando.

A explicação que obtivemos veio de Caroline. Você conhece os homens e seus códigos de honra, disse ela a Demelza. Ross teria perdido o respeito se não tivesse lutado. Eu também não estava terrivelmente convencido com isso.

Sarah Ferguson a coroa

Ainda assim, foi um confronto dramático, com um leve toque cômico - Dwight carregando sua maleta médica para a emergência inevitável e avisando Ross para parar e se nós não parássemos, para cuidar de The Watch (Old Bill do século 18) quem estaria com eles em um instante.

Felizmente, Dwight conseguiu salvar o braço de Ross, privando-o da chance, nas palavras de Geoffrey Charles, de se envolver em uma luta de gancho com as piratas Tholly Tregirls quando ele voltasse para a Cornualha.

A outra tentativa de leviandade de Geoffrey Charles levou a outro grande momento do episódio - a repentina percepção de George de que o jovem Valentine era filho de Ross. Nós, espectadores, notamos há algum tempo que os cachos esvoaçantes do rapazinho, o ar animado e a habilidade como cavaleiro (George comprou para ele um cavalo de balanço chamado Aurelia) mostravam como ele obviamente era filho de Ross. Mas não George. Não completamente. Ou pelo menos não até Geoffrey Charles elogiar a agradável cena familiar e deixar escapar: Senhor! Por que não percebi isso antes? Ele não é a própria cara e imagem do tio Ross?

E então, todo o inferno se libertou. George deu um de seus olhares de nojo, não quis falar com sua esposa e até jogou dinheiro (dinheiro dos velhos tempos que é muito pesado) na cara de Ross. Oh céus. Não consigo imaginar Elizabeth tendo uma gravidez particularmente livre de estresse agora - e temo por sua saúde.

A terceira prancha narrativa viu Morwenna explicar comovidamente a Drake por que ela o mandou embora no início da série. Seu abuso nas mãos de Osborne a fez incapaz de considerar ser tocada por outro homem, mesmo alguém como Drake a quem ela amava. Foi uma bela cena que destacou a natureza ligeiramente melodramática do que a precedeu.

Ainda assim, é melhor eu não reclamar muito. Poldark ainda está ótimo. O final da série está quase chegando e todas as apostas estão canceladas. Ross vai terminar o duelo (uma ofensa por enforcamento, fomos lembrados)? Elizabeth sobreviverá à gravidez? E George finalmente vai superar seu inimigo Poldark?

Como já dissemos muitas vezes antes, segurem 'seus Tricorns, rapazes. Vai ser uma jornada acidentada.

Este artigo foi publicado originalmente em 22 de julho de 2018