O Massacre da Véspera de São Bartolomeu ★★★★

Temporada 3 - História 22

Inocentes? A heresia não pode ter inocentes. A França respirará um ar mais puro depois de amanhã - Catherine de Medici

Enredo
Os Tardis aterrissam em Paris em 1572 durante um verão de tensão religiosa. Enquanto o Doutor sai para negociar com um boticário, Steven encontra um grupo de Huguenotes proeminentes sob o patrocínio do Almirante de Coligny. A rainha-mãe católica, Catarina de Médicis, e Tavannes, o marechal da França, planejam assassinar De Coligny em uma conspiração envolvendo o abade de Amboise - o duplo idêntico do doutor. Quando isso falha, a Rainha autoriza o massacre de todos os Huguenotes dentro das muralhas da cidade. Para desgosto de Steven, o Doutor insiste em abandonar uma nova amiga, Anne Chaplet, mas durante um breve pouso em Wimbledon Common dos anos 1960, uma reviravolta do destino traz Dodo Chaplet a bordo do Tardis.

Primeiras transmissões

Teligny - Michael Bilton
Dodo Chaplet - Jackie Lane

Equipe técnica
Escritores - John Lucarotti, Donald Tosh (4)
Música incidental - faixas da biblioteca (Pierre Arvay)
Designer - Michael Young
Editores de histórias - Donald Tosh (1-3), Gerry Davis (4)
Produtor - John Wiles
Diretor - Paddy Russell

Revisão RT por Patrick Mulkern
E agora para algo completamente diferente! Após 12 semanas de ficção científica com Dalek, qualquer telespectador ansioso por uma mudança de tom certamente teve suas orações respondidas. Infelizmente, essa incursão em uma parcela desconhecida da agitação parisiense pode ter se mostrado uma lição de história muito enfadonha para muitos. Em 1965, as classificações de Doctor Who tinham sido consistentemente altas (entre nove e 13 milhões), mas o público começou a desertar durante o Massacre com uma queda para seis milhões e menos, o que estabeleceu uma tendência ao longo de 1966.

É uma pena, porque a trilha sonora remanescente indica - e amigos fãs mais velhos me asseguram - que O Massacre foi um drama notável, oferecendo novidade e realismo sombrio. O terceiro e último roteiro de John Lucarotti para a série foi substancialmente reescrito (pelo editor de história Donald Tosh, que escolheu o cenário), mas o resultado é harmonioso. Infelizmente, nunca veremos sua realização pela primeira diretora da série, Paddy Russell - notavelmente as cenas de rua movimentadas filmadas no Ealing Studios nos sets de vários níveis de Michael Young.

Nem veremos a vez de Hartnell como o Abade de Amboise. Acho doppelgangers implausível, até mesmo ridículo; mas a presunção pelo menos permite a Hartnell algumas breves cenas como o padre menos que piedoso, lembrando-nos que seu doutor desajeitado e caprichoso é apenas outro estudo de personagem inteligente. O enredo é deliberadamente estruturado para enganar o espectador - e Steven - fazendo-o acreditar que o Doutor está se passando por abade. O que torna o episódio três angustiante, quando Steven se ajoelha sobre o cadáver do velho, duplamente perturbador.

[William Hartnell. Fotografado por Don Smith, 21 de janeiro de 1966 no Riverside Studios. Copyright Radio Times Archive]

quantas tela tem a disney

Com o Doctor praticamente ausente, a maior parte da ação recai sobre Steven - um companheiro solitário perdido no tempo - e Peter Purves se comporta admiravelmente. Ele está entre um elenco forte. Leonard Sachs (apresentador dos bons velhos tempos) é excelente como o digno almirante De Coligny com voz melosa. Eric Thompson (pai de Emma e voz de The Magic Roundabout) interpreta o vituperativo e misógino Gaston, enquanto seu amigo Nicholas (David Weston) claramente se encanta com o inglês Steven. Alguém se pergunta se talvez haja uma tendência gay no batchelor-pad-à-trois do almirante ...

Interpretando a Rainha Mãe, Joan Young fica furiosa em silêncio como um besouro vigilante da morte durante uma reunião do conselho no Louvre. Mais tarde, quando ela sanciona o massacre de todos os huguenotes, até seu implacável marechal fica horrorizado. Amanhã de madrugada esta cidade irá chorar lágrimas de sangue, murmura Tavannes. André Morell (o terceiro Quatermass da TV em 1958) impregna todas as suas cenas de seriedade.

Por vários meses, a equipe de produção testou a água com companheiros de vida curta. Aqui, apesar de um sotaque imprudente do West Country, a prostituta parisiense Anne Chaplet mostra potencial, mais do que pode ser dito sobre seu possível descendente moderno, Dodo - certamente uma das companheiras mais ineptamente concebidas.

Mas a remessa de Anne à história pelo menos engendra um dos clássicos momentos de Doctor Who. Quando Steven sai furioso, mortificado pelas ações insensíveis do Doutor, vemos o velho deixado sozinho na Tardis - aparentemente sem companhia pela primeira vez. Ele reflete sobre o fracasso de todos os seus amigos (até mesmo da minha pequena Susan) em apreciar os imperativos da viagem no tempo. Talvez eu deva ir para casa. De volta ao meu próprio planeta. Mas eu não posso ... eu não posso. É um momento profundamente triste, magnificamente realizado por Hartnell.

Esta coda termina com uma espécie de reinicialização, conforme meses de severidade dão lugar à luz, e o Doutor fica muito feliz por ser selado com Dodo - mais um neto substituto. Oh minha querida! Meu querido! ele trina.

Material de arquivo do Radio Times

Duas variações regionais do recurso introdutório.

[Trilha sonora disponível no CD de áudio da BBC]