Como Star Trek: The Next Generation mudou minha vida

'A Próxima Geração, quer eu tenha percebido na época ou não, na verdade incutiu em mim as crenças e valores que prezo até hoje'

Uma das minhas primeiras lembranças da TV envolve deitar em um tapete levemente áspero com um prato de torrada e permanecer totalmente em silêncio enquanto o filho da minha babá estava sentado grudado em um episódio de seu programa favorito.

Eu não devia ter mais de cinco anos quando fiz minha primeira viagem com a tripulação da Enterprise NCC-1701-D, explorando estranhos novos mundos em busca de nova vida, novas civilizações e corajosamente indo aonde nunca havia ido antes.

villagers profissões

Star Trek foi minha porta de entrada para um universo que muitas das outras crianças da minha classe na escola pareciam não ter nenhum conhecimento. E depois que tive meu primeiro gostinho da vida com Jean-Luc e sua equipe, rapidamente fiquei viciado.

Na próxima vez que ouvi os compassos de abertura do tema berrando da sala de estar, me vi enfiando a cabeça pela porta, ansioso para descobrir mais sobre o homem careca com a voz muito chique na cadeira grande, seu amigo com cara de bebê 'Número Um' e o cara com a cabeça enorme coberta de estranhas protuberâncias e protuberâncias escuras.

Era tudo muito intrigante para uma criança pequena que nunca tinha ouvido falar de ficção científica.

Ao longo de vários meses assistindo trechos de episódios do canto do sofá, aprendi a amar o capitão Jean-Luc Picard e sua tripulação. Descobri minhas primeiras heroínas nas brilhantes Tasha Yar, Deanna Troi e Beverly Crusher, fiquei fascinada por cada nova raça, dos Klingons aos Cardassianos, e me encolhi atrás do sofá na primeira vez que os Borg pisaram na tela.

E fiz tudo isso sem perceber que estava assistindo a reprises de uma década de uma maneira totalmente não linear. Esse conhecimento provavelmente teria sido útil quando se tratava de descobrir por que Wesley Crusher continuava envelhecendo e regredindo no ritmo de Benjamin Button.

The Next Generation foi minha introdução não apenas à ficção científica, mas também às alegrias da televisão. Wesley se tornaria minha primeira paixão pela TV. Jean-Luc e o Doutor Crusher foram o primeiro casal fictício que eu desejei reunir - e permanecer juntos. E o Comandante Riker foi o primeiro personagem de TV pelo qual fiquei totalmente obcecado - a ponto de quase esquecer como sentar em uma cadeira corretamente.

Mas era muito mais do que apenas uma série de TV para ficar obcecada. A Próxima Geração, quer eu tenha percebido na época ou não, na verdade incutiu em mim as crenças e valores que prezo até hoje.

Compaixão, respeito e tolerância estavam no centro de tudo o que a tripulação fazia – todos a bordo da Enterprise trabalhavam juntos para explorar a galáxia, independentemente de gênero, raça ou credo. E eles cumprimentavam cada novo amigo ou inimigo que encontravam com a mente aberta.

Picard e sua tripulação me ensinaram muitas lições de vida importantes em nossa viagem juntos. Aprendi – junto com o tenente-comandante Data – sobre as pequenas coisas que nos tornam humanos e o poder do conhecimento. Deanna Troi me inspirou a observar o que as pessoas ao meu redor podem estar sentindo e a pensar em como as coisas que eu disse podem afetá-las.

deanna troi tng

Quanto ao meu amado Comandante Riker, bem, ele provavelmente me ensinou um pouco demais sobre pássaros e abelhas. Mas sem um nocaute como ele por perto de um ou dois gin joint gerados por computador, o show simplesmente não teria sido o mesmo.

Mais importante ainda, The Next Generation me mostrou que mulheres e homens de todas as raças e origens podem e devem desempenhar papéis importantes na sociedade. Gene Roddenberry e a equipe não permitiram que gênero ou cor definissem o que um personagem poderia fazer ou alcançar, abrindo caminho muito antes que o resto do mundo 'acordasse'.

Por que uma mulher não pode assumir o controle da nave? Por que um cego não poderia ser um dos membros mais brilhantemente capazes da tripulação? Star Trek me fez acreditar que, desde que você estivesse disposto a trabalhar duro para atingir seus objetivos, tudo era possível.

Konosuba 3 temporada
geordi laforge jornada nas estrelas

Eu descobri Star Wars, Battlestar Galactica e outras maravilhas da ficção científica, mas minha primeira mordida na maçã foi difícil de esquecer. Quando meus pais tiveram a gentileza de me presentear com um laptop Hewlett-Packard para a universidade, aproveitei a chance para batizá-lo de Jean-Luc.

Vinte anos depois, quando ouço a frase Star Trek ainda é ele que me vem à mente. Bem, ele e aquela barba incrível de Riker, obviamente.

A próxima geração de fãs de Star Trek parece prestes a fazer uma emocionante descoberta na Netflix, mas se eles ainda não se divertiram nas viagens de Picard, espero que em breve se envolvam e façam isso.