Crítica de Hedda Gabler: Ruth Wilson é extraordinária neste ousado Ibsen ★★★★★

O ator de The Affair faz uma das atuações do ano na emocionante nova produção do diretor Ivo van Hove no Teatro Nacional

Se ainda não existe um fã-clube dedicado de Ruth Wilson, haverá depois que esta apresentação no Teatro Nacional terminar. A atriz de O Caso consegue fazer com que cada respiração, cada movimento – mesmo quando ela é apenas uma espectadora no palco – seja genuinamente emocionante.

Hedda Gabler, de Henrik Ibsen, é uma valentona entediada, uma vítima e uma mestre manipuladora em um mundo para o qual ela não está preparada. Na nova produção da ousada peça do século XIX do ousado diretor Ivo van Hove, a sensação de sufocamento de Hedda é habilmente intensificada pelo cenário frio e semelhante a um hospital.

Ela e seu novo marido, Tesman, moram em um enorme apartamento branco, onde ela reclama, anda de um lado para o outro, destrói coisas, se inquieta, provoca e definha em apatia no sofá. Ela se sente sufocada por tudo e por todos, especialmente por seu cônjuge 'chato' e 'consistente', e sua melancolia é acompanhada por trechos de Blue, de Joni Mitchell.

Detalhes inteligentes contribuem para a atmosfera opressiva – a empregada que fica sentada e a observa silenciosamente durante toda a peça, e o fato de os atores terem que passar pelo auditório para entrar na casa do casal. Estamos todos observando Hedda o tempo todo.

Ruth Wilson como Hedda e Rafe Spall como Brack

Existem algumas coisas que funcionam menos bem, no entanto. Quando Hedda joga flores no palco e as prende na parede em frustração, parece lindo, mas parece um pouco difícil demais com seu simbolismo. Da mesma forma, a peça de Ibsen é sobre a impotência de Hedda num mundo de homens – mas talvez não precisasse de ser explicada fazendo com que Brack de Rafe Spall literalmente a segurasse no chão.

Mas estes são pontos menores numa produção extremamente agradável. O texto atualizado de Patrick Marber está repleto de sexualidade, escuridão e humor, lindamente interpretado pelos atores. Kyle Soller é brilhante como o acadêmico obsessivo Tesman, que é jovem, extremamente ambicioso, vibrante, mas sem graça.

Brack, de Rafe Spall, é inicialmente bajulador e suave e, no final, um bandido de pesadelo. Chukwudi Iwuji é devastador como Lovborg, a trágica e desesperada rival acadêmica de Tesman, e Kate Duchene interpreta tia Juliana, a gentil e triste tia de Tesman – e uma das vítimas de Hedda.

Esta produção enraíza Hedda num mundo moderno onde ainda existem muitas mulheres presas em casamentos sem sentido, à mercê dos homens. O que torna isso imperdível é a capacidade de Wilson de fazer de Hedda uma vítima e ao mesmo tempo imbuí-la com um espírito demoníaco, uma loucura e um desejo de destruir. Ela é uma anti-heroína arrepiante.

Peaky Blinders da quinta temporada

Hedda Habler está no Lyttleton, Teatro Nacional , Londres, até 21 de março de 2017. Hedda Gabler será transmitido em cinemas selecionados pela NT ao vivo em 9 de março de 2017