GB News 'arriscou danos aos telespectadores' com cobertura 'enganosa' do COVID

Ofcom determinou que o canal violou suas regras de transmissão com um episódio de 2022 do programa Mark Steyn.

Mark Steyn é GB News

GB Notícias/YouTube

trubbish pokemon go

A Ofcom decidiu que a GB News quebrou suas regras de transmissão com um episódio de 2022 do programa Mark Steyn, no qual o apresentador fez afirmações sobre a vacina COVID-19 que foram consideradas enganosas.

Em sua decisão, a Ofcom disse que Steyn alegou que os dados oficiais da UKHSA forneceram evidências de que a terceira vacina de reforço COVID-19 causou taxas mais altas de infecção, hospitalização e mortalidade, e que a cobertura 'arriscou danos aos telespectadores'.

O regulador declarou: 'Ofcom enfatizou que as emissoras são livres para transmitir programas que possam ser considerados controversos e desafiadores e questionar estatísticas ou outras evidências produzidas por governos ou outras fontes oficiais.

'É claramente do interesse público examinar informações dessa natureza, desde que a programação esteja em conformidade com o Código, especificamente que as representações de assuntos factuais não sejam materialmente enganosas.'

homem aranha sem volta para casa elenco

A decisão continuou: 'No entanto, neste caso, Ofcom considerou que este programa alegou incorretamente que os dados oficiais da UKHSA forneceram evidências definitivas de que havia uma ligação causal entre o recebimento da terceira vacina de reforço COVID-19 e taxas mais altas de infecção, hospitalização e mortalidade.

'Isso foi enganoso porque o programa falhou em refletir que os relatórios deixaram claro que os dados brutos contidos neles não devem ser usados ​​para tirar conclusões sobre a eficácia da vacina, devido aos vieses inerentes às populações vacinadas e não vacinadas.

'Dado que o conteúdo foi transmitido como parte de um programa factual em um serviço de notícias e assuntos atuais e pode ter resultado em espectadores tomando decisões importantes sobre sua própria saúde, descobrimos que o programa era materialmente enganoso e violava a Regra 2.2 do Código.'

Um porta-voz da GB News disse que o canal ficou desapontado com o resultado da investigação.

pele roze zona de guerra

Nosso papel na mídia é fazer perguntas difíceis, apontar inconsistências nas políticas governamentais e responsabilizar os órgãos públicos quando os fatos o justificarem. O programa de Mark Steyn fez exatamente isso”, disse o porta-voz.

Apoiamos seu direito de desafiar o status quo, examinando os riscos pequenos, mas evidentes, do terceiro reforço do COVID. Como as notícias da última semana destacaram, foi presciente questionar se o governo foi sincero com todos os fatos.

É uma história importante de interesse público. Steyn analisou as evidências dos dados de saúde do próprio governo. Ele tirou uma conclusão razoável dos fatos.

'No entanto, ele tirou apenas uma conclusão. Aceitamos que os dados ofereceram várias interpretações válidas e ele deveria ter deixado isso claro. Se ele tivesse feito isso, a história teria permanecido dentro das amplas liberdades que o Broadcast Code da Ofcom permite.

Consulte Mais informação:

Esta é a primeira vez que o GB News violou as regras do Ofcom desde que o canal começou a transmitir em junho de 2021.

o que significa o número 777

Steyn deixou seu cargo no canal em fevereiro deste ano após uma disputa sobre os termos do contrato .

Visite nosso Guia de TV e Guia de Streaming para descobrir o que está passando.