Crítica Don Don't Look Up: a alegoria do apocalipse de Adam McKay é divertida, mas pesada

Esta competição está encerrada

Classificação de 3,0 de 5 estrelas

Até agora, a carreira de diretor de Adam McKay consistiu em duas fases muito distintas. Após o sucesso inicial com comédias tumultuadas como Anchorman e Step Brothers, ele mudou de direção em direção a pratos mais voltados para o prestígio - um movimento que o viu recompensado com uma abundância de indicações para prêmios por suas sátiras baseadas em fatos sobre a crise financeira (The Big Short) e Dick Cheney (Vice), respectivamente.

Seu novo filme, Don Don't Look Up - que apresenta seu elenco mais cravejado de estrelas até hoje - é algo um pouco diferente novamente, embora se aproxime muito mais do estilo de seus esforços posteriores. Em vez de mirar em um assunto da vida real, McKay desta vez voltou sua atenção para um cenário de pior caso imaginário - o que aconteceria se os cientistas provassem, além de qualquer dúvida razoável, que um cometa estava se dirigindo para a Terra, com certeza destruiria o planeta?

Para gerenciar suas preferências de email, clique aqui.

É, claro, uma metáfora bastante pesada para o aquecimento global e a falta de medidas suficientes tomadas pelos governos em face do colapso climático iminente. Seguimos vários personagens amplamente esboçados, desde o presidente vaidoso e obcecado por pesquisas de Meryl Streep até o bizarro bilionário em tecnologia de auto-engrandecimento de Mark Rylance, e assistimos às suas respostas previsíveis às notícias desastrosas. O resultado é um filme um tanto recheado que tem toda a sutileza de uma marreta que você esperaria de uma sátira apocalíptica sobre um cometa que acaba com o mundo, mas consegue dar boas risadas - e performances agradáveis ​​- ao longo do caminho.

A configuração é a seguinte: Ph.D. A candidata Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) está murmurando junto com uma música do Wu-Tang Clan em seu laboratório quando faz uma descoberta surpreendente - um cometa até então desconhecido entrou na atmosfera da Terra. A princípio, isso parece uma boa notícia, mas quando o supervisor de Kate, Dr. Randall Mindy (DiCaprio) chega ao local e faz alguns cálculos rápidos, eles lentamente percebem que isso não é motivo para comemoração: o cometa está em rota de colisão direta para a Terra. E então Kate e Randall trabalham o mais rápido que podem para alertar as autoridades sobre as notícias catastróficas, e logo se encontram em uma longa turnê para alertar o público sobre o que está reservado.

Só que as coisas não saem bem de acordo com o planejado: o presidente não quer chamar atenção para o desastre por medo de perder votos nas próximas eleições, apresentadores de talk shows e influenciadores de mídia social estão mais preocupados em cobrir o último episódio de celebridade -acima do que a destruição iminente do planeta, e o público transforma a severa e histérica advertência de Kate em cruel alimento para memes.

Na pior das hipóteses, Don Don't Look Up tem um pouco da mesma presunção que caracterizou os dois trabalhos anteriores de McKay, mirando em alvos bastante óbvios, sem oferecer muito em termos de percepção real. Ao longo de seu tempo de execução, o filme satiriza - entre outras coisas -reações da mídia social, bilionários da tecnologia, teóricos da conspiração, nepotismo político, notícias da TV diária, politicamente correto, postura de celebridade e jornalismo clickbait, mas é tudo bastante amplo, material de nível superficial que não traz nada de novo para a mesa. Visualmente, tem o mesmo brilho polido dos esforços anteriores de McKay, enquanto algumas edições chamativas efotos frequentes da natureza apenas reforçam seu ponto de vista ainda mais abertamente.Enquanto isso, alguns fios da trama parecem supérfluos, contribuindo para uma sensação de bagginess - com o filme chegando em pouco menos de duas horas e meia.

A graça salvadora é que, apesar de sua amplitude, o filme costuma ser muito divertido - talvez provando que McKay ainda está em seu melhor como diretor de comédia direta. Ele é ajudado aqui por algumas reviravoltas divertidas de um elenco muito jogo de lista A , com Streep, Cate Blanchett, Jonah Hill e Timothée Chalamet (Duna) entre aqueles cujas performances exageradas são uma explosão de assistir, embora eu tenha ficado menos convencido pelo normalmente brilhante Mark Rylance, que por algum motivo opta por falar de uma forma um tanto bizarra voz estridente por toda parte.

Enquanto isso, Lawrence e DiCaprio fazem uma atuação dupla envolvente nos papéis principais, especialmente quando seus personagens começam a reagir de maneiras drasticamente diferentes à atenção da imprensa - com o estúpido Randall passando por uma espécie de transformação pública depois de ser levado pelos encantos do glamoroso apresentador de talk show de Blanchett, Brie Evantee, antes de um colapso no estilo da rede bastante artificial.

Em suma, aqueles que procuram uma sátira genuinamente nítida e cortante, provavelmente estariam mais procurando em outro lugar - mas como uma peça de conjunto divertida, Don Don't Look Up, no entanto, consegue ser um caso bastante agradável.

Don't Look Up será lançado no Reino Unido em 10 de dezembro de 2021. Se você estiver procurando outra coisa para assistir, confira nosso Guia de TV ou visite nosso hub dedicado de Filmes.