Doctor Who: Quem era Brendan, afinal?

Um dos mistérios mais incomuns de Doctor Who foi resolvido pela metade esta semana, mas ainda temos algumas perguntas

O penúltimo episódio da série 12 de Doctor Who introduziu um novo mistério bizarro ao drama de ficção científica, intercalando uma história de Cybermen e perigo para o Doutor de Jodie Whittaker com uma história paralela bucólica sobre um bebê enjeitado chamado Brendan na República da Irlanda.

Mais tarde, cenas da aparente imortalidade e tortura de Brendan nas mãos de seus amigos e familiares adicionaram um ar sinistro ao processo, e os fãs ficaram confusos com a relevância da subtrama – mas o final da série, Timeless Children, ofereceu algumas informações sobre o que estava acontecendo. .

Aparentemente, a história de Brendan foi um filtro colocado sobre outras memórias do Time Lord, escondendo sua verdadeira natureza, mas oferecendo pistas sobre o passado da Criança Atemporal. Extraídas da Matrix pelo Mestre (Sacha Dhawan), essas memórias foram então transmitidas irregularmente para a mente do Doutor, explicando por que continuaram surgindo no episódio anterior.

'Essas falhas da Irlanda que você continua vendo. Aquelas imagens que estavam enterradas nas profundezas da Matrix. Tecteun colocou um filtro visual sobre ele para que ninguém que assistisse o achasse notável”, disse o Mestre.

'Eu os transmiti para sua mente enquanto você rastreava os Cybermen.'

Mas o que tudo isso realmente significou? Bem, depois do episódio nove, todos nós tivemos muitas teorias, incluindo que Brendan poderia ser um Senhor do Tempo disfarçado ou que a história de sua vida poderia ser algum tipo de versão simulada e filtrada de outra vida – e, como se vê, a verdade era em algum lugar no meio.

Após a revelação de que o Doutor era a Criança Atemporal - e posteriormente a fonte de todas as regenerações em Gallifrey - o Mestre revelou que o Doutor se juntou a um serviço secreto do Time Lord chamado The Division, momento em que todas as suas memórias foram cortadas.

Tudo o que restou a partir de então foram as memórias de Brendan, agora reveladas como uma releitura simulada da história da Criança Atemporal deixada pelo pai substituto do Doutor, Tecteun. Assim como Brendan, a criança/Médico foi encontrada e adotada; caiu de um penhasco e sobreviveu; e, como Brendan, a criança se alistou em algum tipo de serviço policial.

E embora não houvesse nenhuma memória correspondente, o destino final de Brendan – aposentar-se do emprego e ter suas memórias dolorosamente removidas – foi posteriormente implícito como sendo o que aconteceu com o Doutor, com sua vida reiniciada em sua primeira encarnação.

Talvez este seja o último presente de um pai. Uma pista. Ou um pedido de desculpas. Você pode decidir, disse o Mestre sobre as visões.

Tecteun deixou essas imagens para você um dia decodificar?

Quer Tecteun tenha feito isso ou não, temos certeza de que os fãs começarão a trabalhar para decifrar as pistas por conta própria. Por enquanto, ainda há um pequeno mistério em torno do pobre Brendan que todos nós precisamos resolver…

Doctor Who retorna à BBC One no final de 2020/início de 2021