Crítica In the Dark: o drama policial chuvoso de MyAnna Buring precisa se aprofundar

A cidade fictícia de Polesford em Derbyshire - que serve de cenário para o novo drama da BBC1 In the Dark - parece estar passando por um microclima pós-apocalíptico. Nunca choveu tanto em qualquer lugar. A chuva é literalmente torrencial. E quase sempre cai nas janelas dos carros. Porque, você sabe, falácia patética. Para o caso de haver uma gota de chuva de dúvida em sua mente sobre o simbolismo pretendido.

Polesford e sua precipitação abundante são o pano de fundo para uma adaptação em quatro partes da série de romances policiais de Mark Billingham. MyAnna Buring interpreta DI Helen Weeks, uma detetive que se encarrega de investigar o desaparecimento de duas colegiais de sua cidade natal, embora ela esteja tecnicamente de férias. Acontece que o principal suspeito é o marido de sua amiga de infância - e ela está convencida de que ele é inocente.

O drama tem seus méritos, com um sub-enredo intrigante que na verdade é bastante envolvente. Helen tem seus próprios segredos. E estou muito mais interessado em seu passado duvidoso do que nos próprios assassinatos. Flashbacks estranhos de sua infância, uma dica de uma história mais sombria. Você já pensou no que aconteceu anos atrás? ela pergunta a Linda Bates, sua antiga colega de escola que, significativamente, estava - não é - o melhor amigo dela.

A aparição de Super Hans do Peep Show - também conhecido como Matt King - em meio a tudo isso também é uma surpresa bem-vinda e, potencialmente, até o ponto alto da hora. Para In the Dark, ele se transformou de um músico viciado em drogas que coloca seu pau dentro de melancias em um cientista forense que pode ser fundamental na resolução de um caso de assassinato. King, como sempre, fala em um rosnado baixo e tem roupas ridículas e um cabelo ainda mais ridículo - mas ele prova sua versatilidade como ator neste papel.

Isso contrasta com Emma Fryer, que interpreta a esposa do suspeito Linda. Fryer começou a trabalhar na comédia (PhoneShop, Ideal) e ainda está se recuperando em um papel mais dramático. Sua interpretação de Linda, uma mulher cujo mundo é abalado por uma falsa acusação, é exagerada e os lábios trêmulos e os olhos arregalados não parecem convincentes - mais cômica do que comovente, o que torna difícil investir em sua personagem.

No roteiro do Dark também tem dificuldades. Há um uso exagerado e irritante da palavra cobre (eu sou um policial / É por isso que os policiais se reúnem, não é? / Cobre, é?) E o diálogo é desajeitadamente pontuado com piadas de papai que não são engraçadas, feitas principalmente pelos personagens masculinos e encontrei cada vez com uma careta de Helen (e eu).

Mas no cerne dos problemas do drama está o fato de que o caso usa a premissa da violência contra as mulheres como um mero dispositivo de enredo. Quase não vemos as famílias da vítima no primeiro episódio - em vez disso, todo o tempo de antena é dado ao suspeito e seus entes queridos. É possível contar histórias de violência contra as mulheres de forma responsável - sexual ou não: olhe para a última série de Broadchurch e Happy Valley, ou o drama de crime verdadeiro Three Girls. Essas séries trataram da repercussão de tais crimes em uma pequena comunidade, em vez de jogá-los como um catalisador para incitar o caos.

Esperançosamente, In the Dark será um pouco menos bobo e se aprofunde um pouco mais na próxima semana ... com tempo melhor.