A coroa: o que realmente aconteceu com o polêmico retrato de Winston Churchill de Graham Sutherland?

O retrato de Winston Churchill de Graham Sutherland é provavelmente uma das obras de arte 'perdidas' mais famosas da história britânica, por isso não é de admirar que tenha feito uma aparição no drama real da Netflix, The Crown.

Mas o que realmente aconteceu entre o pintor e o primeiro-ministro? E para onde foi o quadro?

• Descubra a verdadeira história por trás do The Crown da Netflix
  • A segunda temporada da coroa: o príncipe Philip foi infiel?
  • Mantenha-se atualizado com o boletim informativo RadioTimes.com

Quem foi Graham Sutherland?

Graham Vivian Sutherland foi um artista inglês muito respeitado, cujos trabalhos surreais com aquarelas e óleos - principalmente aqueles apresentando paisagens da costa de Pembrokeshire - o estabeleceram como um dos principais artistas modernos. Ele serviu como um artista oficial de guerra durante a Segunda Guerra Mundial e foi contratado para projetar uma nova tapeçaria central para a Catedral de Coventry quando o conflito acabou.

Sutherland foi contratado para pintar vários retratos durante a década de 1950, mas talvez o mais famoso foi o de Winston Churchill.

Por que Graham Sutherland pintou um retrato de Winston Churchill?

Um retrato de Churchill foi encomendado pelos membros da Câmara dos Lordes e da Câmara dos Comuns para comemorar o 80º aniversário do primeiro-ministro em novembro de 1954.

Quanto tempo Graham Sutherland realmente passou com Churchill enquanto pintava o retrato?

A história nos diz que Sutherland começou a trabalhar no retrato em agosto de 1954 na casa do PM, Chartwell, começando com esboços preliminares e estudos de óleo.

Ele passou meses trabalhando com os materiais preliminares para criar o trabalho final em uma grande tela quadrada em seu estúdio.

Sutherland não queria dar ao PM qualquer espiada, já que queria capturar o verdadeiro Churchill como ele era, não apenas da maneira que gostaria de ser retratado.

O artista Graham Sutherland trabalha no retrato de Winston Churchill, assistido por sua esposa Kathleen, em 22 de novembro de 1954

Quando e onde o retrato foi revelado?

Churchill e sua esposa Lady Clementine Churchill teriam visto o retrato antes de sua apresentação oficial, mas ele foi formalmente revelado pelo primeiro-ministro em Westminster Hall em 30 de novembro de 1954. Veja a revelação no vídeo abaixo, de 5 minutos e 14 segundos em .