Como assistir ao discurso do rei Carlos III à nação

O rei Carlos III fará seu primeiro discurso na televisão como Chefe de Estado.

Rei Charles III do Reino Unido em 03 de setembro de 2022 em Braemar, Escócia
Foto por Chris Jackson/Getty Images

O rei Carlos III fará um discurso à nação esta noite (sexta-feira, 9 de setembro de 2022).

O discurso acontecerá no dia seguinte à morte de sua mãe e monarca mais antiga do Reino Unido, Rainha Elizabeth II, que morreu ontem aos 96 anos .

O discurso televisionado marcará o primeiro do rei Carlos III como Chefe de Estado após sua ascensão ao trono do Reino Unido da Grã-Bretanha e de outros 14 reinos da Commonwealth.

No início do dia, o rei deve realizar uma reunião com a primeira-ministra Liz Truss, enquanto o Parlamento deve se reunir na Câmara dos Comuns ao meio-dia para os membros do Parlamento prestarem homenagem.

O monarca de 73 anos é o mais velho a ascender ao cargo na história britânica e é filho da falecida rainha Elizabeth II e de seu falecido marido, o príncipe Philip, duque de Edimburgo.

A que horas é o discurso do rei Carlos III à nação?

O rei Carlos III se dirigirá à nação em uma mensagem televisionada no 18h BST na sexta-feira, 9 de setembro de 2022.

A hora da declaração de televisão foi confirmada na Câmara dos Comuns pelo presidente da Câmara dos Comuns, Sir Lindsay Hoyle.

A mensagem acontecerá no primeiro dia completo de seu reinado como o Rei do Reino Unido e outros 14 Reinos da Commonwealth.

A Rainha Consorte acompanhou o Rei em suas viagens desde a morte de sua mãe.

Como assistir ao discurso do rei Carlos III à nação

O discurso do rei Carlos III à nação será exibido em todos os principais canais e redes de televisão.

A BBC One mostrará o endereço e em todos os seus canais de notícias, juntamente com ITV, Channel 4, Channel 5, Sky News e muito mais.

O discurso provavelmente também será disponibilizado nos canais oficiais de mídia social da família real e no YouTube.

Os gigantes da mídia social Facebook e Twitter também provavelmente destacarão um fluxo do evento.

Rainha Elizabeth II, 1926-2022
Rainha Elizabeth II morreu na quinta-feira, 8 de setembro de 2022, aos 96 anos

Na noite de quinta-feira, uma declaração do rei dizia: 'A morte de minha amada mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e todos os membros da minha família.

'Lamentamos profundamente o falecimento de uma querida Soberana e de uma mãe muito amada.

'Eu sei que a perda dela será profundamente sentida em todo o país, nos Reinos e na Commonwealth, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo.

“Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e sustentados por nosso conhecimento do respeito e profundo afeto em que a rainha foi tão amplamente mantida”.

O rei acrescentou: 'Sei que sua perda será profundamente sentida em todo o país, nos reinos e na Commonwealth, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo'.

O rei Carlos III viajou para Balmoral, onde sua mãe residia antes de sua morte na quinta-feira, ao lado de sua esposa Camilla, que agora é a rainha consorte.

A Rainha Elizabeth II deixa seus quatro filhos: Rei Charles III; Ana, Princesa Real; Príncipe André, Duque de York; e Príncipe Edward, Conde de Wessex.

pequenos incêndios em todos os lugares 2 temporada

Os filhos do rei, o príncipe William, duque da Cornualha e Cambridge, e o príncipe Harry, duque de Sussex também viajaram para Balmoral.

Consulte Mais informação: Rainha Elizabeth II, 1926-2022: como suas aparições na tela guiaram uma nação

Consulte Mais informação: Rainha Elizabeth II, 1926-2022 – suas capas do Radio Times ao longo das décadas

Consulte Mais informação: O mundo do entretenimento presta homenagem à rainha Elizabeth II