BBC pode fechar canais lineares para consolidar sob uma marca 'BBC'

O diretor-geral da emissora revelou os planos para o futuro da BBC.

logotipo da BBC
Getty
  • Lydia Molina-Whyte

Algumas grandes mudanças podem estar reservadas para a BBC em um futuro próximo, incluindo a redução de seus serviços lineares e a consolidação sob uma marca com foco digital em primeiro lugar.

A notícia foi anunciada pelo diretor-geral da emissora, Tim Davie, durante uma palestra da RTS hoje (quarta-feira, 7 de dezembro).

“A BBC concentrará seus esforços no mundo digital e, com o tempo, isso significará menos serviços de transmissão lineares e uma oferta online mais personalizada e integrada”, disse ele (via Data limite ).

6 temporada de prisão

Apesar dessa abordagem digital, Davie também disse que “o live linear está aqui para o longo prazo”, com mudanças esperadas nos próximos 10 anos.

Algumas mudanças já aconteceram, no entanto, incluindo a fusão do BBC News Channel com o BBC World News e o congelamento de novos conteúdos originais no BBC Four. Curiosamente, o canal BBC Three, liderado por jovens, foi trazido de volta à TV linear depois de ficar apenas online, no entanto.

A notícia vem na esteira dos planos do governo de acabar com a BBC taxa de licença completamente, com a emissora passando por uma revisão em seu modelo de financiamento atual.

Apesar de se distanciar dos comentários feitos pela titular do cargo anterior, Nadine Dorries, a nova secretária de Cultura do Reino Unido, Michelle Donelan, disse que “a taxa de licença por si só não pode ser a única resposta”, pois um aumento reduziria o número de pessoas que a pagam.

“Inevitavelmente, tudo isso requer outra escolha, que é investir ativamente, ouso dizer alegremente, na BBC”, disse Davie durante seu discurso hoje. “Mudar para o digital não é o desafio em si. Mudar para o digital sem perder a maior parte do seu público e queimar milhões de libras desnecessariamente é o desafio.”

Ncuti Gatwa como o 15º Doutor em Doctor Who.
Ncuti Gatwa como o décimo quinto Doutor em Doctor Who. BBC

O objetivo de Davie é evitar 'simplesmente chegar ao ponto em que o surgimento de vastos jogadores americanos e chineses nos marginaliza, enquanto colocamos uma cara de bravura britânica ao fazê-lo'.

O diretor-geral afirmou ainda que deter propriedade intelectual, como Doutor quem , seria um grande impulso de sua nova direção.

“Precisamos possuir IP e encontrar os escritores que os possuem”, explicou Davie. “Esta é uma questão maior do que quem está operando o galpão mais eficaz [espaço de estúdio]. Esses galpões são brilhantes em habilidades e aprendizados, mas não vão sustentar o futuro – trata-se de propriedade intelectual e propriedade.”

Mais como isso

Procurando algo mais para assistir? Confira nosso guia de TV ou Guia de transmissão para ver o que mais está acontecendo.

Inscreva-se agora . Para saber mais sobre as maiores estrelas da TV, ouça o Radio Times View From My Sofa podcast .