20 milhões de espectadores assistiram ao funeral de estado da rainha na BBC

O funeral realizou-se na segunda-feira, 19 de setembro.

Rainha Elizabeth II
Chris Jackson WPA - Pool/Getty Images

Foi revelado que Rainha Elizabeth II O funeral de Estado, que aconteceu na segunda-feira, 19 de setembro, foi visto por mais de 20 milhões de pessoas na BBC One e BBC Two.

A transmissão recebeu um pico de audiência de 19,5 milhões na BBC One e uma média de 12,9 milhões no canal, com 1,22 milhão assistindo na BBC Two.

1,75 milhão também assistiram ao funeral na ITV, enquanto também foi transmitido em vários outros canais, incluindo BBC News e Sky News.

O dia do funeral foi marcado com um feriado oficial e foi o último dia do período de luto estadual que ocorreu após A morte de Sua Majestade quinta-feira, 8 de setembro de 2022.

A partir das 10h44, o caixão da rainha foi levado em procissão de Westminster Hall, onde ela estava deitada em estado, para a Abadia de Westminster, com o serviço fúnebre ocorrendo a partir das 11h.

Portadores de caixão carregam a rainha Elizabeth II's coffin.
Carregadores de caixão carregam o caixão da rainha Elizabeth II. Imagens de Max Mumby/Indigo/Getty

Após o serviço, o caixão foi puxado em uma procissão de caminhada da Abadia de Westminster ao Wellington Arch, antes de ser transferido para o State Hearse para sua viagem final ao Castelo de Windsor. A rainha foi então enterrada em um serviço familiar privado às 19h30.

Cerca de 2.000 convidados compareceram ao funeral, incluindo membros da família real britânica, outras famílias reais de todo o mundo e cerca de 100 presidentes e chefes de governo.

Enquanto isso, centenas de milhares de pessoas também lotaram as ruas de Londres para prestar homenagem a Sua Majestade, que foi a monarca reinante mais longa do Reino Unido, estando no trono por mais de 70 anos.

O funeral da rainha seguiu um período em que ela estava deitada em Westminster Hall, com pessoas fazendo fila por quilômetros e por muitas horas para passar por seu caixão.

A secretária de Cultura, Michelle Donelan, disse Notícias da Sky que mais de 250.000 pessoas 'passaram pelo parlamento' ao longo do período, mas admitiu que este era um número aproximado com o número final ainda a ser determinado.

Embora o período de luto nacional tenha chegado ao fim e as bandeiras tenham sido devolvidas a mastro completo, a família real observará mais uma semana de luto e não deverá exercer funções públicas durante este período.

Consulte Mais informação:

Para obter as últimas informações de agendamento, visite nosso guia de TV .